terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

porcaria de definição .... afinal o que é teste ?!?

- como um quera que não conhece o processo pode testar ?
- como alguém q conhece 0,5 do processo pode testar, e dizer que está OK ?

bom nem eu sei ... mas bora lá ...

- Teste unitário é toda a aplicação de teste nas assinaturas de entradas e saídas de um sistema, consiste de validar dados validos e inválidos via I/O (entrada/saída) sendo aplicado por desenvolvedores ou analistas de teste.
Relação de conceitos de testes unitários: I/O Input Output (Entrada e Saída).
São todas as entradas e saídas existentes na programação.

e o que é a porcaria do "
Teste de software" ??

Visão geral

Não se pode garantir que todo software funcione corretamente, sem a presença de erros, visto que os mesmos muitas vezes possuem um grande número de estados com fórmulas, atividades e algoritmos complexos. O tamanho do projeto a ser desenvolvido e a quantidade de pessoas envolvidas no processo aumentam ainda mais a complexidade.
Falhas podem ser originadas por diversos motivos. Por exemplo, a especificação pode estar errada ou incompleta, ou pode conter requisitos impossíveis de serem implementados, devido à limitações de hardware ou software. A implementação também pode estar errada ou incompleta, como um erro de um algoritmo. Portanto, uma falha é o resultado de um ou mais defeitos em algum aspecto do sistema.
O teste de software pode ser visto como uma parcela do processo de qualidade de software. A qualidade da aplicação pode, e normalmente, varia significativamente de sistema para sistema. Os atributos qualitativos previstos na norma ISO 9126 são funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. De forma geral, mensurar o bom funcionamento de um software envolve compará-lo com elementos como especificações, outros softwares da mesma linha, versões anteriores do mesmo produto, inferências pessoais, expectativas do cliente, normas relevantes, leis aplicáveis, entre outros. Enquanto a especificação do software diz respeito ao processo de verificação do software, a expectativa do cliente diz respeito ao processo de validação do software.
Um desenvolvimento de software organizado tem como premissa uma metodologia de trabalho. Esta deve ter como base conceitos que visem a construção de um produto de software de forma eficaz. Dentro desta metodologia estão definidos os passos necessários para chegar ao produto final esperado.
Assim, quando se segue uma metodologia para o desenvolvimento de um produto de software, espera-se um produto final que melhor agrade tanto aos clientes quanto ao próprio fornecedor, ou seja, a empresa de desenvolvimento. Observando este aspecto, não faz sentido iniciar a construção de um produto de software sem ter uma metodologia de trabalho bem solidificada e que seja do conhecimento de todos os envolvidos no processo. Porém, além de uma crescente demanda por softwares de qualidade, as empresas de desenvolvimento de software sofrem cada vez mais pressão por parte dos clientes para que o produto seja entregue num curto período de tempo. Este fato pode fazer com que uma sólida metodologia de trabalho acabe por se desequilibrar.
Independentemente da metodologia de trabalho empregada no desenvolvimento de um software, para que se obtenha um produto final com um certo nível de qualidade é imprescindível a melhoria dos processos de engenharia de software.
Uma maneira viável para se assegurar a melhoria de tais processos seria tomar como base modelos sugeridos por entidades internacionais respeitadas no assunto. Dentro de uma gama de modelos, sejam eles para situações e ambientes específicos ou para soluções genéricas, existem alguns que são mais utilizados e tidos como eficientes, como por exemplo os SW-CMM, SE-CMM, ISO 15504 e o mais conhecido CMMI.
Outro factor com grande influência sobre a qualidade do software a ser produzido é o que diz respeito aos testes que serão executados sobre tal produto. Todas as metodologias de desenvolvimento de software têm uma disciplina dedicada aos testes. Atualmente esta é uma tarefa indispensável, porém muitas vezes efetuada de maneira ineficiente, seja pelo subestimar dos que desenvolvem, pela falta de tempo ou mesmo pela falta de recursos humanos e financeiros.
De acordo com um estudo conduzido pelo NIST em 2002, os bugs resultam num custo anual de US$ 59,5 bilhões à economia dos Estados Unidos. Mais de um terço do custo poderia ser evitado com melhorias na infraestrutura do teste de software.

bom por hora é isso.
** sei que a maioria não vai ler, nem eu li (hahahahaha, brincadeira).
** fontes
1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_unit%C3%A1rio
2 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software

e antes que eu esqueça ... pqp barman .... abraços ...

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